A força feminina e a autenticidade de Frida Kahlo sempre me inspiraram a criar algo novo e original. Nessa exposição de fotopintura, quero compartilhar com vocês o processo criativo por trás da minha arte, inspirada na vida e obra de Frida Kahlo.
O processo começa com a seleção das imagens. Vou criar portraits com fundo branco, vou usar acessórios pessoais para compor, com adornos e flores na cabeça, brincos e colares e xale. Mas não quero apenas copiar a imagem de Frida, vou colocar a autenticidade de cada modelo fotografada. Para isso, estudo a vida e a história de cada modelo, coletando dados através de um questionário.
Com esses dados, posso criar uma conexão mais profunda com a modelo e entender melhor sua personalidade e história. E é aqui que a psicogenealogia entra em cena. Segundo a psicogenealogia , poderei entender melhor a história e a ancestralidade da modelo que naturalmente influenciam sua personalidade e comportamento.
E com a interferência da pintura na fotografia, posso dar asas à minha imaginação e criar algo verdadeiramente único. O resultado vai de alguma forma tocar o coração da minha modelo, porque é uma representação autêntica dela mesma.
Os desafios e soluções encontradas envolvem fazer algo original dentro de uma proposta tão icônica como a Frida. Minha solução é pintar uma Frida única e original, com elementos que identificam a Frida, mas com símbolos e imagens ligados ao nome da fotografada e à sua vida.
O significado por trás da exposição é criar uma imagem que seja uma Frida única e original, com elementos que identificam a Frida, vestuário e cores fortes, mas com símbolos e imagens ligados ao nome da fotografada e à sua vida. A Frida vai ser uma forma de contar a sua história.
Acompanhe comigo nessa jornada criativa e descubra como a força feminina de Frida Kahlo está inspirando minha arte.
abaixo o primeiro estudo , os primeiros esboços da Frida Karla Rivera, mexicana fotografada em Los Cabos em Setembro de 2024.